top of page

Escritora sul-coreana é premiada com Nobel de Literatura

  • Foto do escritor: João Antonio Leiria
    João Antonio Leiria
  • 10 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Han Kang é a primeira mulher asiática a receber a distinção. Academia Sueca classifica sua obra como ‘uma intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana

ree

O anúncio foi feito pela Academia Sueca que anunciou nesta quinta-feira (10) que a sul-coreana Han Kang é a vencedora do Prêmio


Nobel de Literatura de 2024. A escritora de 53 anos é a primeira mulher asiática a receber a distinção.



A autora, que já havia recebido honrarias como o Man Booker International Prize, tem três livros publicados no Brasil: “A vegetariana”, “Atos humanos” e “O livro branco”, todos pela editora Todavia. A Academia descreveu seu estilo como “uma intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana”. “Han Kang tem uma sensibilidade única a respeito das conexões entre o corpo e a alma, os mortos e os vivos, e seu estilo poético e experimental é inovador na prosa contemporânea”


Além do Brasil, Kang já foi traduzida para dezenas de países. Isso faz parte de um esforço da Coreia do Sul para difundir sua literatura para o mundo, patrocinando traduções e cursos do idioma mundo afora, como explicou o Nexo em 2021.



“Em muitos produtos culturais coreanos, especialmente nos livros, me deparo com uma brutalidade característica e estranhamento familiar, algo que entendo como o ‘han’, uma palavra intraduzível”, escreveu a artista coreano-brasileiro Ing Lee ao indicar livros de autoras do país ao Nexo. Para ela, o “han” vem do trauma intergeracional causado pelo histórico de colonização, guerras e separação na Coreia do Sul. E é amplificado por questões de gênero e classe. “Apesar de seu teor tão destrutivo, o ‘han’ traz consigo a transgressão em sua potência de ruptura.”

ree

De acordo com a academia, o prêmio foi concedido “por sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana".

Han Kang nasceu em 1970 na cidade sul-coreana de Gwangju, e se mudou para Seul aos nove anos. Ela vem de uma formação literária, e seu pai é um renomado romancista. Junto à sua escrita, ela também se dedicou à arte e à música, o que se reflete em toda a sua produção literária.


 
 
 

Comentários


Em destaque

1/19
bottom of page