top of page

Preocupação no Planalto que divulgou fotos de Lula dois dias após acidente doméstico

  • Foto do escritor: João Antonio Leiria
    João Antonio Leiria
  • 21 de out. de 2024
  • 3 min de leitura

Lula cancelou viagem para a Rússia, e deve participar por videoconferência da Cúpula do Brics. Presidente levou cinco pontos atrás da cabeça, no sábado, após cair no banheiro.

ree

O presidente Lula recebeu o ministro Alexandre Padilha e o assessor Celso Amorim no Palácio da Alvorada nesta segunda-feira (21) — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República.


O Palácio do Planalto divulgou nesta segunda-feira (21) as primeiras imagens públicas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o acidente doméstico que o fez cancelar uma viagem para a Rússia.

Lula caiu no banheiro do Palácio da Alvorada, bateu a região da nuca e precisou levar cinco pontos no sábado (19). O presidente foi liberado para voltar para casa, mas orientado a cancelar viagens longas pelas próximas semanas – incluindo o embarque para a Rússia, previsto para domingo (20).

Nesta segunda, Lula despachou do próprio Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência em Brasília. Ele recebeu o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o assessor especial da presidência Celso Amorim.


Com a viagem cancelada, o presidente participará por videoconferência da Cúpula dos Brics em Kazan, na Rússia. A delegação oficial será comandada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.O presidente fez exames no hospital Sírio-Libanês em Brasília na noite de sábado (19), logo após a queda, e também na manhã de domingo (20). Não há novos exames previstos para esta segunda.


Queda no Alvorada e ferimento na nuca


De acordo com o boletim médico divulgado pela presidência, o chefe do Executivo sofreu um ferimento corto-contuso em região occipital”, área localizada na parte de trás da cabeça.


Segundo o boletim médico divulgado neste domingo, Lula deu entrada no Hospital Sírio-Libanês com um "ferimento corto-contuso em região occipital" – ou seja, um corte na região da nuca.

Os médicos avaliaram que o caso não é grave. Mas, por precaução, o cardiologista Roberto Kalil Filho orientou Lula a não fazer viagens de longa duração.

A equipe médica informou que o presidente levou cinco pontos no ferimento. Ele foi liberado após o curativo para retornar ao Palácio da Alvorada e não chegou a ficar internado.


"Após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades. Permanece sob acompanhamento de equipe médica, aos cuidados do Prof. Dr Roberto Kalil Filho e Dra Ana Helena Germoglio", segue o boletim do Sírio-Libanês.

Reproduzir vídeo



"O presidente irá participar da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto", conclui a nota.


O evento na Rússia começa na próxima terça (22). Na programação, havia expectativa também de reuniões bilaterais com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping.

Neste sábado (19), Lula esteve em São Paulo para participar de eventos de campanha com Guilherme Boulos (PSOL), candidato à prefeitura da capital paulista.

Em razão das chuvas, no entanto, a carreata foi substituída por uma transmissão pela internet. O presidente voltou a Brasília no início da noite de sábado – horas antes do acidente.


Cirurgia há um ano


Lula tem 78 anos. Há pouco mais de um ano, em setembro de 2023, o presidente fez uma artroplastia total do quadril direito – uma cirurgia para substituir, por uma prótese, a cartilagem desgastada naquela região do corpo. Há poucas semanas, quando o procedimento completou um ano, Lula passou por exames de revisão.


Lula está bem e deve ficar no Alvorada nesta segunda-feira. Ele se encontrou com o assessor Celso Amorim e o ministro Alexandre Padilha. Ele postou nas redes sociais que conversaram "sobre a agenda política nacional e internacional para os próximos dias".


Padilha disse que Lula está "sem dor" e "muito ativo". Após a reunião com Lula, o ministro afirmou que está mantendo contato direto com o chanceler, Mauro Vieira, passando orientações. Segundo ele, que relatou ter acompanhado o caso com a equipe médica desde que aconteceu o acidente doméstico, "em nenhum momento Lula teve perda de consciência". "Ele mesmo buscou o atendimento naquele momento."


Há uma preocupação do Planalto em manter a imagem saudável do presidente. Logo após a divulgação do boletim, começaram questionamentos de opositores e usuários nas redes sociais sobre a idade de Lula, que completa 79 anos no final deste mês.


Está prevista a realização de mais exames nesta semana, para acompanhamento do quadro, mas não hoje. Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, o presidente teve uma pequena hemorragia cerebral e é preciso avaliar o possível surgimento de novos sangramentos… - Veja mais em




 
 
 

Comentários


Em destaque

1/19
bottom of page